Início » Notícias » AMA revela que queda de 13,7% no FPM compromete finanças das prefeituras

AMA revela que queda de 13,7% no FPM compromete finanças das prefeituras

1344765

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, afirmou nesta segunda-feira (30), durante entrevista à TV Gazeta, que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) registrou uma queda real de 13,7% ao longo dos últimos 12 meses, o que, segundo ele, tem dificultado investimentos e comprometido as finanças das prefeituras.

A queda leva em consideração não só os valores absolutos repassados pelo governo federal. A estatística pondera os índices de inflação registrados no período. A queda nominal, aquela leva em consideração apenas o montante absoluto, caiu 4,89% no quadrimestre.

“Os municípios vêm fazendo a parte deles, mas a inflação faz com que as prefeituras tenham que dar uma contrapartida cada vez maior. Registramos, por exemplo, o crescimento do salário mínimo, do valor da merenda e do transporte escolar, mas tivemos uma redução nos valores repassados pelo governo federal nos últimos anos”, observou Beltrão.

De acordo com ele, de 2010 a 2016, o salário mínimo cresceu cerca de 72%. Em contrapartida, a arrecadação das prefeituras cresceu, em média, 58%.

Sobre as perspectivas de mudança de cenário, Beltrão afirmou que ainda é cedo para avaliar se a saída da presidente Dilma Rousseff (PT) resultará em melhorias. “É necessário aguardar uma definição sobre o governo interino. Não sabemos como a situação vai ficar, mas a expectativa é que o governo federal corte despesas e que ajude os municípios, que estão agonizando”.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=10915