Início » Notícias » Campanha contra sarampo tem adultos como público-alvo? #FAKE

Campanha contra sarampo tem adultos como público-alvo? #FAKE

Mensagem tem se espalhado nas redes. Ministério da Saúde alerta que o foco da campanha de agosto são crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias; adultos que estiverem com a vacinação em dia não precisam se vacinar novamente.

Crcula pelas redes sociais a informação de que a campanha de vacinação contra o sarampo que será realizada em agosto será dirigida a adultos. O público-alvo da campanha, que ocorre entre 6 e 31 de agosto, no entanto, são crianças de 1 ano a menores de 5 anos (ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias).

Campanha contra sarampo não tem adultos como público-alvo (Foto:  G1)

Campanha contra sarampo não tem adultos como público-alvo (Foto: G1)

O MInistério da Saúde ressalta que adultos precisam manter a vacinação em dia. Mas pessoas fora da faixa etária prevista na campanha que tiverem com a carteirinha em ordem, independentemente da idade em que foram vacinadas, não precisam se vacinar novamente.

O boato tem se espalhado no momento em que o país vive uma preocupação com o sarampo, por causa de recentes surtos da doença e porque a vacinação está abaixo da esperada.

É possível tirar eventuais dúvidas sobre a doença e a vacina.

Ministério da Saúde aponta post falso que diz que campanha de vacinação é para adultos  (Foto: Reprodução/ Redes sociais )

Ministério da Saúde aponta post falso que diz que campanha de vacinação é para adultos (Foto: Reprodução/ Redes sociais )

Post do Ministério da Saúde alerta para informação falsa a respeito de sarampo (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Post do Ministério da Saúde alerta para informação falsa a respeito de sarampo (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Veja se a sua vacinação está em dia

Para tirar dúvidas sobre ter tomado ou não as vacinas necessárias, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde e levar a caderneta de vacinação.

Quem comprova a vacinação contra o sarampo conforme o determinado para a idade não precisa receber a vacina novamente.

O esquema vacinal do Ministèrio da Saúde estabelece:

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice

Adolescentes e adultos até 49 anos:

Pessoas de 10 a 29 anos – duas doses das vacina tríplice

Pessoas de 30 a 49 anos – uma dose da vacina tríplice viral

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)