Início » Notícias » Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira

Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira

A Campanha de Vacinação contra Gripe termina nesta sexta-feira (5). A meta é vacinar pelo menos 80% do público prioritário, formado por pessoas consideradas mais vulneráveis a desenvolver complicações causadas pela doença. Com a perspectiva de atingir a meta de 80% de imunização – pouco mais de 160 mil pessoas –, até quarta-feira (3), Maceió havia atingido 70% do público prioritário, conforme determinação do Ministério da Saúde

A vacina é destinada a puérperas (mulheres com 45 dias após o parto), idosos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, indígenas, pessoas com comorbidade, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Raquel Amorim, reforça a importância da vacina e convoca todos aqueles que ainda não se vacinaram. “O município reuniu esforços para repetir o bom resultado de campanhas anteriores e é importante que o público-alvo se proteja contra a doença que pode trazer uma série de complicações, internação e mortes decorrentes das infecções causadas pelo vírus”, explicou.

Para facilitar o acesso da população, a vacina contra a gripe também se encontra disponível em postos volantes, instalados em locais de grande circulação: Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes), Maceió Shopping (Mangabeiras), Hipermercado Extra Farol (Gruta), Hiper Bompreço (Buarque de Macedo), Supermercado G Barbosa Praia (Cruz das Almas) e Supermercado Super Giro (Trapiche).

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Fonte: Gazetaweb.com