Início » Notícias » Colônia Leopoldina – AL é a terceira cidade que mais gerou emprego no estado de Alagoas em 2015.

Colônia Leopoldina – AL é a terceira cidade que mais gerou emprego no estado de Alagoas em 2015.

As cidades alagoanas de Arapiraca, Porto Calvo, Colônia Leopoldina e Atalaiaforam as que mais empregaram no estado em 2015, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (21). Os quatro municípios contabilizaram juntos um total 4.290 postos de trabalho em Alagoas e ficaram entre os melhores do país.

Na lista do Caged, das 50 cidades que mais empregaram no Brasil, Arapiraca ficou na quarta colocação com 2.076 postos de trabalhos criados, sendo ainda o município que mais abriu vagas no estado.

De acordo com a secretária de Comércio, Myrka Lúcio, o município de Arapiraca busca dar oportunidades para que a população seja inserida no mercado local. “Semanalmente, fazemos visitas a empresas para saber qual o tipo de mão de obra que eles estão necessitando. A partir daí, oferecemos cursos de capacitação para que a população possa ocupar essas vagas”.

Ainda segundo ela, uma empresa de telemarketing instalada na região foi uma das responsáveis pelo crescimento no grande número de oferta de empregos.

Uma das contratações registradas em 2015 em Arapiraca foi a da operadora de caixa Andrea Marques Lima, de 26 anos. Ela conseguiu recolocação no mercado de trabalho após ficar 10 meses desempregada.

“O ano de 2015 foi bem complicado porque houve muitas demissões no comércio da cidade. Só no segundo semestre, o cenário começou a mudar e eu consegui uma vaga em uma loja do shopping após entregar dezenas de currículos. Estou feliz pela contratação e principalmente porque meu salário aumentou cerca de 15% em relação ao emprego anterior”, disse.

Desempenho em alta
Outro município alagoano que apresentou um bom desempenho em contratação em 2015 foi Porto Calvo, que aparece na 16ª colocação no ranking nacional, gerando 1.044 empregos. Em seguida, as cidades de Colônia Leopoldina e Atalaia pontuaram de forma positiva, na 41ª colocação, com 586 novas vagas de trabalhos, e 43ª, com 584 contratados, respectivamente.

Uma relação com 50 municípios que mais fecharam postos de trabalho em todo o país também foi divulgada, mas Alagoas não é citada nesta lista. Para conferir as duas listas completas, clique aqui.

Em todo o país, as demissões superaram as contratações em 1,54 milhão de vagas formais em todo ano passado. O número representa forte piora em relação 2014, quando foram criados cerca de 420 mil empregos com carteira assinada.

Segundo o Caged, o resultado de 2015 foi o pior, considerando a série ajustada do Ministério do Trabalho, que tem início em 2002. Na série sem ajustes, é o pior desempenho desde 1992, quando teve início a contabilização dos empregos formais pelo governo, segundo números do Ministério do Trabalho. Com isso, trata-se do pior resultado em 24 anos.

Fonte: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2016/01/arapiraca-foi-o-municipio-alagoano-que-mais-gerou-empregos-em-2015.html