Início » Notícias » Contra bloqueio do WhatsApp, hackers derrubam site do TJ de Sergipe

Contra bloqueio do WhatsApp, hackers derrubam site do TJ de Sergipe

csm_Site_sergipe_4048b230da

Após derrubar a página da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há seis dias, o coletivo de hackers Anonymous Brasil voltou a atacar, na tarde desta segunda-feira, 2 de maio. Desta vez, o alvo teria sido os sites do Tribunal de Justiça e da Justiça Federal de Sergipe. O motivo teria sido pelo bloqueio de 72h do Whatsapp, determinado pelo juiz Marcel Montalvão, da Comarca de Lagarto, em, Sergipe.

Se o WhatsApp ficará bloqueado por 72h, assim será também então com o site do Tribunal de Justiça de Sergipe, em forma de protesto”, escreveu o Anonymous em sua página.

O site do Tribunal de Justiça do Sergipe ficou “fora do ar” das 13h às 17h, mas a diretoria de Comunicação do órgão não confirma o ataque do grupo de hackers. Segundo a informação oficial do TJ-SE, a setor de Tecnologia da Informação (TI) do órgão detectou um possível ataque, se antecipou e suspendeu a internet no prédio como uma medida de prevenção. Durante quatro horas, o TJ de Sergipe não recebeu e nem enviou dados.

Desapontamento

Sobre o bloqueio do aplicativo no Brasil, o WhatsApp se pronunciou oficialmente.  A empresa se diz desapontada com a determinação da justiça brasileira e reforça que cooperou com os tribunais do país.

 “Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos”, afirmou o WhatsApp por meio de nota.

repercussão internacional

O bloqueio repercutiu na mídia internacional. O jornal inglês The Guardian, a versão online da Forbes e o USA Today estamparam manchetes sobre o assunto. “Juiz brasileiro ordena a operadoras bloqueio do Whatsapp”, escreveu o The Guardian. “Whatsapp é bloqueado novamente no Brasil”, estampou o USA Today.

A Reuters também repercutiu o bloqueio do aplicativo do Facebook no Brasil. “A decisão de um juiz no Nordeste, do estado de Sergipe, é aplicável às cinco principais operadoras de telefonia celular no Brasil e afeta mais de 100 milhões de usuários do WhatsApp no país. O motivo para a decisão não é conhecido devido ao sigilo legal em um processo em curso no tribunal estadual de Sergipe”, diz o texto. A matéria também cita a nota oficial do WhatsApp. “Em um comunicado, o WhatsApp disse que a empresa está decepcionado com a decisão depois de fazer o máximo para cooperar com os tribunais brasileiros”.

Fonte: http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/brasil/contra-bloqueio-do-whatsapp-hackers-derrubam-site-do-tj-de-sergipe/?cHash=f611fb7512bf27678dd69599e79c0355