Início » Notícias » ‘Dia D’ de combate ao Aedes acontece em 11 municípios e terá 1.000 homens

‘Dia D’ de combate ao Aedes acontece em 11 municípios e terá 1.000 homens

Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, participa das ações em Maceió

Uma cerimônia ocorrida na manhã deste sábado (13), na sede do 59º Batalhão do Exército, em Maceió, marcou o início do chamado Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti em Alagoas. A força-tarefa acontece simultaneamente em 11 municípios e conta com a participação de mais de 1.000 homens das Forças Armadas, do Estado e das prefeituras municipais.

O evento contou com a participação do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, que, ao lado do vice-governador, Luciano Barbosa, e do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, deu início ao trabalho de campo feito pelas equipes, com a vistoria de um imóvel localizado ao lado de um supermercado no bairro do Farol.

De acordo com Edinho Silva, o governo federal tem feito a parte dele, mas é preciso que a população se engaje na luta contra o mosquito, para evitar a proliferação de doenças no País.

“Para proteger as nossas crianças, nós temos que destruir os criadouros do Aedes aegypti. Nós temos que destruir o mosquito para que não exista vírus Zika, nem outras doenças. A atuação contra o mosquito não é de hoje e o governo investe cotidianamente no controle de endemias. Agora é fundamental que a população entenda que 80% dos criadouros estão dentro das casas”, explicou Edinho Silva logo após a abertura oficial do evento.

Edinho Silva participa de ações de combate ao mosquito em Maceió

FOTO: ENYA TENÓRIO

No mesmo sentido, o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, destacou a importância da participação popular e afirmou que o estado conseguiu reduzir em mais de 30% o número de casos suspeitos de dengue no último mês.

“Sem integração e mobilização, não há como ser exitoso no combate ao mosquito Aedes aegypti. Que cada um se coloque na situação de olhar para dentro de casa, de fazer a sua parte. A campanha começou em janeiro e provocou uma gueda de 30%, mas não vamos nos contentar com isso. É importante que você olhe para dentro da sua casa, que  mobilize a sua comunidade. É uma forma simples, mas que exige o esforço”, observou Barbosa.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) explicou que a Secretaria Municipal de Educação tem realizado um trabalho educativo nas escolas para atuar de forma complementar às ações de combate ao mosquito. Segundo ele, só com a mobilização é que a luta contra o Aedes aegypti será vencida.

“A Secretaria de Educação tem feito um trabalho educativo, para que novas gerações tenha conhecimento desse problema, para que as crianças comecem a levar informação para casa. Não adianta você fazer o seu papel se seu vizinho não fizer, porque o mosquito poderá contaminar a sua família e a do vizinho”, ressaltou Palmeira.

Sábado é o chamado Dia D de combate ao Aedes aegypti em Alagoas

FOTO: ENYA TENÓRIO

Fonte; http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=4134