Início » Notícias » Educação instala laboratórios de robótica em escolas estaduais

Educação instala laboratórios de robótica em escolas estaduais

Cinquenta unidades de ensino serão contempladas com o espaço

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou a instalação de laboratórios de robótica em 50 escolas da rede estadual situadas na capital e no interior do estado. Os espaços são compostos por um armário e quatro kits com peças e placas para construção de diversos projetos.

A entrega dos kits já foi iniciada, com prioridade para as 14 escolas de ensino integral e as três unidades educacionais com jornada ampliada: Afrânio Lages, Princesa Isabel e Edmilson Pontes, todas na capital. Esta última, inclusive, já tem projetos reconhecidos em mostras da área.

“A robótica é uma das mais promissoras estratégias pedagógicas para estimular os processos de aprendizagem, principalmente na matemática. Por meio destes laboratórios, queremos aumentar o interesse dos alunos da rede estadual pelas carreiras de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, proporcionando novas perspectivas de ascensão pessoal e profissional. Os alunos envolvidos nos projetos de robótica apresentam melhoria significativa do rendimento escolar, com aumento da atenção, da flexibilidade e da capacidade de resolução de problemas”, avaliou a secretária executiva da Seduc, Laura Souza.

 Capacitação

Além do investimento na estrutura, a Seduc também pensou na qualificação da equipe, para obter o resultado desejado. Para isto, vai promover capacitações específicas sobre o projeto. É o que explica a supervisora de Práticas Pedagógicas e Organização do Currículo Escolar, Terence Coelho.

 De acordo com ela, no próximo dia 28, uma apresentação geral sobre o projeto será realizada para gerentes regionais e representantes das escolas, no hotel Best Western Premier (antigo Radisson), na Pajuçara, a partir das 14h.

E no período de 29 de março a 01 de abril, serão promovidas capacitações para 50 coordenadores pedagógicos e 100 professores das disciplinas de matemática e física no laboratório de informática da Escola Laura Dantas, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa).

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=6234