Leticia Sobreira Jornalista Leopoldinense recebeu prêmio de menção honrosa de Jornalismo Ambiental em Alagoas
Recebi no último sábado (09), uma menção honrosa no Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. É gratificante ter um trabalho reconhecido no estado, diante de tantos profissionais renomados da imprensa alagoana e nacional, e colegas estudantes que tanto admiro a competência.
A certificação do reconhecimento veio para as minhas mãos, mas as verdadeiras honras ficam para Neguinha, Foguinho, Zé e todas e todos aqueles que fazem pelo nosso planeta mais do que muitos chefes de pastas de meio ambiente: os catadores de lixo. Afinal, como me disse Neguinha, com a força da experiência de seus mais de vinte anos de lixão, “a gente somos a natureza também”.
Premiações desse tipo são importantes para colocar holofotes sobre questões que são realmente essenciais à vida, como a preservação ambiental e, claro, a exploração do homem pelo homem. Transitar no jornalismo ambiental e não fomentar uma discussão sobre relação de trabalho, economia, sustentabilidade e desigualdade social seria uma tarefa impossível para mim.
Ao meu ver, jornalistas devem, ou deveriam, agir como megafones de suas causas. Ecoar gritos. É por isso que persisto nesse caminho, para não deixar que algumas dores se percam. Quero ser instrumento e a minha luta é para que o coração não embruteça. É preciso enxergar mais que pautas…
Para a minha sorte, nessa jornada, tenho encontrado pessoas que além de inspirarem, não poucas vezes parecem acreditar nas minhas fantasias até mais que eu mesma. À todos esses, meu muito obrigada e, nesse momento, em especial @marcelpalmeira , @dayanelaet e @everton.calado . Vocês são luz.
Gilson Monteiro e todos os colegas de redação, obrigada por todos os ensinamentos; a academia é importante, mas o ofício eu estou aprendendo com vocês. Priscila Muniz e @kellymarqs , vocês me ajudaram a ter uma das minhas maiores experiências profissionais. E @jornaleir0 , na próxima eu prometo seguir direitinho a sua orientação, haha.
fonte: Letícia