Início » Notícias » Na Capital e no Interior AL – Segurança no carnaval será feita por 5 mil PMs e 1.630 policiais civis

Na Capital e no Interior AL – Segurança no carnaval será feita por 5 mil PMs e 1.630 policiais civis

Cerca de 5 mil policiais militares, 708 bombeiros e mais 1.630 integrantes da Polícia Civil serão mobilizados para fazer a segurança durante o carnaval em Alagoas. As equipes estarão divididas na capital e no interior e ainda contarão com suporte de membros da operação Lei Seca, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e de órgãos ligados à Saúde.

O anúncio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) foi feito durante entrevista coletiva ocorrida na manhã desta quinta-feira (4), no Salão Aquatune, no Palácio República dos Palmares.

Toda a tropa da PM estará à disposição para o período carnavalesco, segundo o coronel Lima Júnior, comandante da corporação. “O policiamento será reforçado no período para atender a todos os municípios, mas, principalmente, às cidade em que há tradição no carnaval. Não haverá prejuízo para nenhuma região, porque haverá efetivo extra”, informou o comandante.

Segundo ele, o embarque das tropas para municípios do interior começa nesta sexta-feira e será concluído na manhã do sábado de carnaval. A PM terá reforço, “no período momesco”, com PMs que trabalham na academia e em hospitais.

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, informou que os cerca de 1.600 integrantes da instituição são agentes, escrivães e delegados. Eles vão atuar em 24 delegacias da capital e do interior.

“Na capital, vão funcionar as três centrais de flagrantes e as demais unidades funcionarão no interior. Os balneários devem receber maior atenção, porque o fluxo de visitantes é maior. Pela primeira vez, São Miguel dos Milagres vai contar com uma delegacia de plantão no carnaval”, ressalta Cerqueira.

Ele destaca que as férias dos policiais civis foram suspensas para montar a escala de carnaval. “Nessa quarta-feira, foram depositados os valores referentes à alimentação e, hoje, serão creditadas as diárias”, completa o delegado-geral.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral, explicou que a maior atenção será dada aos balneários, porque normalmente aumentam os atendimentos a banhistas. Além dos locais que contam com sedes fixas dos Bombeiros, haverá postos em Japaratinga, Porto Calvo, Praia do Peba, Jequiá da Praia, Traipu, Piranhas e Murici.

“Isso não quer dizer que não vamos estar prontos para atender a outras ocorrências, como salvamento terrestre e salvamento veicular”, afirmou o coronel. Foram mais de 3 mil abordagens a banhistas no último carnaval, segundo ele.

Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) vai participar com ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o socorro e atendimento hospitalar com o HGE e Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Outras unidades de saúde também reservará leitos de retaguarda, em caso de necessidade.

Essas unidades servirão de referência, mas unidades nos municípios estão aptas a fazer atendimentos. Segundo a SSP, a proposta é fazer um trabalho integrado que assegure a manutenção da queda de índices de criminalidade no estado.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=3611