Início » Notícias » Aplicativo para denunciar focos do Aedes será lançado em Alagoas

Aplicativo para denunciar focos do Aedes será lançado em Alagoas

Recurso já pode ser ‘baixado’ nos celulares; lançamento será na segunda

A partir da próxima segunda-feira (29), os alagoanos poderão contar com um aplicativo para denunciar os focos do mosquito Aedes aegypti no estado. O lançamento do “Juntos pela Saúde” acontece às 10h, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Jaraguá.

Desenvolvido por meio de uma cooperação técnica entre a Sesau e a empresa alagoana Rastru, o aplicativo estabelece um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública. Assim, ao observar algum foco de mosquito, será possível, facilmente, e de forma anônima, enviar para os gestores públicos um registro (denúncia), inclusive adicionando fotos, vídeos, áudio e localização geográfica.

Do outro lado, as Secretarias Municipais de Saúde, ao receberem a denúncia que fica armazenada no banco de dados com acesso apenas para a gestão pública da saúde, vão encaminhar os agentes de endemias para averiguar o local e apurar o registro do cidadão. Dessa forma, poderão ser planejadas políticas públicas para combater o vetor que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.

Sistema

O download do aplicativo já está liberado de forma gratuita na loja virtual Play Store para o sistema operacional Android. Em breve, a tecnologia também poderá ser utilizada pelo sistema operacional iOS.

Um dos internautas a fazer o download do aplicativo foi Américo Sampaio. “Com esse aplicativo, ficará muito fácil localizar os focos das pragas que afligem nossa comunidade. Guerra ao nosso inimigo número um: Aedes aegypti”, afirmou.

Drones

Outra ferramenta tecnológica de combate ao mosquito é a utilização de drones, que podem atuar identificando focos do Aedes aegypti em locais de difícil acesso como um auxílio ao trabalho já realizado pelas equipes de vigilância.

Conforme explicação da superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, a utilização do equipamento será analisada por técnicos da Sesau. Ela reforçou que questões como custo e eficácia serão estudados de forma técnica, no sentido de oferecer mais um apoio aos municípios na identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito.

A ferramenta possui uma câmera capaz de tirar 10 fotos a cada 5 segundos, além de um GPS para mapear as ações. As imagens capturadas são enviadas em tempo real para um tablete, visando facilitar no monitoramento de focos de mosquito.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=4964