Início » Notícias » Estado anuncia que lançará editais de concurso para a Segurança Pública este ano em Alagoas

Estado anuncia que lançará editais de concurso para a Segurança Pública este ano em Alagoas

edital-do-concurso-da-seguranca-publica-de-goias-sera-lancado-em-julho

Governo fará um estudo de impacto financeiro para, só depois, anunciar o número de vagas

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, anunciou, em entrevista à Rádio Gazeta, na manhã desta quarta-feira (6), que o governador vai lançar editais de concurso para os órgãos da Segurança ainda este ano. Além disso, o gestor anunciou que, em breve, Alagoas contará com mais mil policiais – civis e militares – nas ruas para fazer a segurança da população. Para isso, uma série de medidas serão adotadas.

De acordo com ele, é preciso aguardar a questão financeira do estado e do país, mas, apesar da instabilidade econômica, o governador já adiantou que vai liberar os editais. “Esses editais saem neste ano, porém, ainda não temos o número de vagas porque será feito um estudo do impacto financeiro nos cofres públicos”, explicou.

Em entrevista, o secretário disse que, em menos de um ano, mais de 1 mil homens serão convocados para preencher a carência existente nos quadros das Polícias Civil e Militar. Cerca de 100 agentes que atuam nas Casas de Custódia vão migrar para as delegacias, uma vez que estão desviados da função, considerando que a atividade inerente a eles é de investigação. Por sua vez, algumas delegacias regionais e as Casas de Custódia passarão por reformas e serão entregues à Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), são elas: Delmiro Gouveia, Penedo e Santana do Ipanema.

Além deste quantitativo, outros 127 policiais civis da reserva técnica serão convocados em breve. Já  na PM, 400 homens foram chamados, outros 200 serão chamados em julho e mais 200 em setembro. Do total, 600 militares irão para o interior, em virtude da crescente criminalidade, principalmente no que diz respeito ao número de homicídios.

Nos municípios de São José da Laje, Girau do Ponciano, Murici, Boca da Mata, São José da Tapera e Barra de São Miguel, a PM vai dar uma atenção maior devido à malha criminal e à falta de estrutura de pessoal para a manutenção da segurança. A realidade se diferencia de Maceió, que registra uma queda no quantitativo de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Sobre os assaltos a ônibus, o secretário disse que, pelo segundo mês consecutivo, houve uma redução significativa. Em abril, foram 141 assaltos, em maio, 111 e, até o momento, 79.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=13374