Início » Notícias » Estes 22 apps detonam a bateria de milhões de Androids; veja a lista

Estes 22 apps detonam a bateria de milhões de Androids; veja a lista

csm_celular_-__Marcello_Casal_JrAgencia_Brasi_d51fb952d1

Relatos de aplicativos maliciosos que foram disponibilizados na loja do Android e baixados por milhões de usuários são muito mais comuns do que deviam – e agora mais 22 apps foram removidos da Play Store depois que pesquisadores de segurança encontraram um malware que drenava a bateria do celular e também baixava arquivos sem consentimento do usuário.

Esses apps se disfarçavam de softwares legítimos e em alguns casos até ofereciam alguma funcionalidade. O mais popular deles era o Sparkle Flashlight, uma lanterna que foi baixada mais de 1 milhão de vezes.

De acordo com pesquisadores da Sophos, o Sparkle Flashlight foi atualizado e passou a conter um baixador escondido de arquivos em março deste ano. Ele funcionava sem que o usuário soubesse e podia tanto baixar arquivos de servidores externos sem consentimento, como também clicava em links de anúncios escondidos sem parar, gerando lucro para os criminosos por trás do ataque.

A Sophos classifica o malware presente nos aplicativos como “Andr-Clickr-ad” – eles rodam automaticamente no celular do usuário mesmo se o usuário força o fechamento do app, e também exibem anúncios praticamente invisíveis com códigos que fazem o celular clicar nos links. Como o celular está constantemente processando as informações enviadas pelos apps, a bateria é sugada em pouco tempo.

Ou seja, ao mesmo tempo os aplicativos geravam lucros reais para os criminosos – com o dinheiro obtido com os cliques constantes em anúncios – e também causava transtornos para o usuário com a bateria sendo drenada constantemente.

Os 22 aplicativos foram removidos da Play Store pelo Google no dia 25 de novembro, mas ainda não se sabe se a empresa excluiu o app remotamente de celulares que tenham instalado a ameaça.

Confira a lista completa dos 22 apps abaixo – caso um deles esteja instalado no seu celular, a recomendação é que seja removido imediatamente:

Sparkle FlashLight
Snake Attack
Math Solver
ShapeSorter
Tak A Trip
Magnifeye
Join Up
Zombie Killer
Space Rocket
Neon Pong
Just Flashlight
Table Soccer
Cliff Diver
Box Stack
Jelly Slice
AK Blackjack
Color Tiles
Animal Match
Roulette Mania
HexaFall
HexaBlocks
PairZap