Início » Notícias » II SESSÃO ORDINÁRIA DA ACADEMIA DE CULTURA DE COLÔNIA LEOPOLDINA (ACCL)

II SESSÃO ORDINÁRIA DA ACADEMIA DE CULTURA DE COLÔNIA LEOPOLDINA (ACCL)

Conforme disposição do art. 45 do seu Regimento Interno, A Academia de Cultura de Colônia Leopoldina (ACCL) realizou na noite de ontem (20/06) a II Sessão Ordinária do ano de 2015. A Sessão ocorreu na Secretaria Municipal de Educação de Colônia Leopoldina, estado de Alagoas, e contou com a presença e participação de 15 Sócios Efetivos (Acadêmicos), familiares e convidados.

Com a abertura da Sessão, efetivada pelo Acadêmico José Francisco de Melo Neto, Presidente da ACCL, e demais membros da Diretoria, a proposta de pauta da reunião foi votada pela Plenária Acadêmica. Sem votos contrários e sem abstenções, a pauta aprovada foi a seguinte:

1. Acolhida (café, suco e biscoito – responsáveis – ACADÊMICOS – Romildo e Andréa) – 18h00
2. Apresentação Cultural (Acadêmico – Romildo) – 18h20
3. Discussão sobre Cultura (Acadêmicos: Zé de Melo Neto, Admmauro e Buarque) – 18h40
4. Retrospecto da Academia (primeiros 06 meses- Acadêmica – Andréa) – 19h20
5. Apresentação da Exposição de Fotografias (Acadêmica – Ana Lins) – 19h30
6. Apresentação dos símbolos da academia – 19h40
7. Novos Projetos (Acadêmica – Edileide) – 19h50
8. Entrega de diplomas definitivos e brindes da academia (Diretoria) – 20h00
9. Contribuição da Academia – 20h10
10. Jantar Acadêmico de confraternização – 20h20

Na sequência, segue-se um resumo da Sessão.

1.Apresentação e votação da Foto Oficial da ACCL:
Glosa: A Diretoria da ACCL, através do seu presidente, apresentou a Foto Oficial (EM ANEXO) que deverá ser utilizada nos sítios eletrônicos e nos documentos oficiais da ACCL.

2.Apresentação e votação sobre o Símbolo da ACCL:
Glosa: A Diretoria da ACCL, através do seu presidente, apresentou o Símbolo Oficial (EM ANEXO) da ACCL. Este deverá acompanhar todas as espécies do gênero documentos da ACCL.

3. Apresentação e votação da Metodologia de funcionamento das Sessões Ordinárias:
Glosa: A Diretoria apresentou a metodologia (EM ANEXO) que deverá orientar o funcionamento das reuniões ordinárias da ACCL. Colocada em votação, a metodologia foi aprovada pela Assembleia da ACCL, ficando assim disposta:
PRIMENTO MOMENTO – Participarão convidados, autoridades e outros entes envolvidos com a cultura. Nesse momento, serão apresentadas as possíveis menções honrosas e condecorações de interesse da Academia de Cultura de Colônia Leopoldina (ACCL). Poderão ser apresentados também textos para o debate interno, tantos dos componentes da ACCL, bem como de seus patronos.
INTERVALO
SEGUNDO MOMENTO – No segundo momento, ocorrerá o desenvolvimento da pauta específica com as temáticas, decisões e encaminhamentos dos acadêmicos. Esse momento será obrigatório apenas aos membros da Diretoria da ACCL.

4.Votação da Pauta da Sessão Acadêmica:
Glosa: Os (a) componentes da ACCL aprovaram com unanimidade a pauta da II Sessão Acadêmica.

5.Acolhida:
Glosa: Foi colocado à disposição para todos (a) presentes uma saborosa variedade de comidas juninas.

6.Discussão sobre a Cultura:
Glosa: Seguiu-se uma rodada discursiva sobre a ideia de Cultura. Abaixo temos as explanações e os apartes concedidos.
A-José Francisco de Melo Neto (Acadêmico): “(…) a cultura é o conjunto das ações humanas. Portanto, são invenções humanas. Todos os entes humanos praticam ações culturais. Nesse contexto, a produção é o marco referencial da ideia de cultura, enquanto abordagem antropológica. Há um equivoco quando se trata, como se percebe no cenário histórico brasileiro, a educação separada da cultura”.
B-Admmauro Gommes (Acadêmico): “(…) Há traços culturais que conseguem passar despercebidos na própria sociedade, resultados de uma visão completamente restrita sobre a cultura. São traços que estão escapando ao olhar humano. Portanto, devemos fazer um levantamento sobre as culturas esquecidas em nossa região, com a finalidade de resgatar determinadas práticas e condutas culturais propensas ao esquecimento. É um erro considerar determinadas práticas culturais de uma região, de um povo, como sendo típicas de certa época, como ocorre no período chamado de festas juninas”.
B.1 Aparte solicitado por Reginaldo José (Acadêmico): “(…) Percebo que existem, atualmente, determinadas práticas ditas culturais que são nocivas à sociedade, aos valores morais e a família. Vejam o caso da tal da sofrência e da muriçoca. Para mim, não fazem parte da cultura. Essas músicas carregam energias negativas que fazem desestruturar o indivíduo e a família”.
B.2 Aparte solicitado por Sílvio César (Acadêmico): “(…) Acredito haver um impossibilidade ontológica acerca da tentativa de definir o que é cultura. Qualquer tentativa de definir o que é cultura é um ato que tem origem nas relações de poder. O Foucault nos mostra isso claramente. Então, mesmo não gostando da sofrência e da muriçoca, elas estão no mesmo nível que as músicas de Bach ou Beethoven, enquanto práticas culturais. Afinal, Bach e Betevon só passaram a ter importância recentemente; eram desconhecidos em suas épocas. Assim, pergunto: qual o critério para definir o que é cultura?”
B.3 Aparte solicitado por Adelmo Torres (Acadêmico): “(…) Compreendo a crítica do amigo Reginaldo. Porém, a questão está no valor e na aplicação das práticas culturais. De qualquer forma, todas as práticas culturais são legítimas, enquanto produtos das ações humanas”.
B.4 Aparte solicitado por José de Melo Neto (Acadêmico): “(…) Caro Sílvio, é difícil definir o que é cultura, principalmente se for pela ontologia ou o estudo do ser. Mas, o critério da produção, da cultura como produção humana nos permite dá um chute em Foucault”.
C-Antônio Buarque Filho (Acadêmico): “(…) Percebo que a história oficial predomina a nossa sociedade. Precisamos contar a história de outra forma. A ACCL deve trabalhar a comunicação; ela é fundamental para a divulgação da cultura. Outra coisa que quero destacar é que existem recursos federais para a valorização da cultura viva. Também preciso mencionar que a ACCL deve olhar para o Programa Mais Cultura do MEC. Em Campestre há um Ponto de Cultura e Colônia Leopoldina, sendo uma cidade maior, precisa ter também um Ponto de Cultura. Porque não tem? Por fim, precisamos organizar-se para fazermos os encaminhamentos para a capitação de recursos para o incentivo de práticas culturais.

7.Descrição das atividades dos 6 (seis) primeiros meses da ACCL:
Glosa: A Acadêmica e Vice-Presidente da ACCL, Andreia Marques, descreveu as atividades dos 6 (seis) primeiros meses da ACLL, com destaque para os encaminhamentos deliberados nas reuniões da Diretoria. Cabe destacar que a Vice-Presidente da ACCL repassou para os (a) acadêmicos (a) o Registro em Cartório da ACCL.

8.Exibição de Fotos:
Glosa: A Acadêmica Ana Lins descreveu as particularidades da 1ª Exposição de Fotos da História de Colônia Leopoldina. A mesma disse que recebeu 1.708 visitas durante a vigência da exposição, realizada no Clube UDAL. Relatou, ainda, a sua tristeza por não ter recebido a visita de alguns membros da ACCL. Por falta de apoio e de recursos financeiros, encerrou a exposição no Clube UDAL. Atualmente, por causa da ajuda do Acadêmico Elias Pinheiro, a exposição está ocorrendo em uma sala da Galeria MARPIM que cedida por aquele. A Acadêmica comunicou que já fez o cadastro no Ministério da Cultura, e espera obter ajuda para a continuidade do seu projeto.

9.Apresentação e Aprovação de Novos Projetos da ACCL:
Glosa: A Acadêmica Edileide Neves fez um breve relato de suas atividades na Associação Luz no Caminho, com sede na cidade de Colônia Leopoldina, destacando o papel social de ajuda aos próximos fomentada por seus membros. Ainda informou que está doando à ACCL um conjunto de quadros (pintura) de sua autoria. Na Plenária da ACCL apresentou o projeto de sua autoria, denominado de Exposição de Bordado que versa sobre o cadastramento de mulheres com habilidades para o artesanato. O objetivo do supracitado projeto é fazer com que a ACCL organize uma exposição de bordados e de atividades congêneres na cidade de Colônia Leopoldina e municípios vizinhos. O referido projeto foi aprovado com unanimidade pela Plenária da Sessão.

10.Entrega de Diplomas e Doações de Livros ao Acervo da ACCL:
Glosa: Nesse momento, a Diretoria da ACCL, por meio do seu Presidente, entregou aos (a) Acadêmicos (a) os seus diplomas definitivos. Em seguida, os Acadêmicos José de Melo Neto, Reginaldo José e Admmauro Gommes doaram livros para o acervo da biblioteca da ACCL.

11.Contribuição Financeira a ACCL:
Glosa: Os (a) Acadêmicos (a) presentes repassaram para o Tesoureiro da ACCL, Admmauro Gommes, as suas parcelas monetárias como ajuda para o pagamento das despesas dos 6 (seis) primeiros meses de atividades da ACCL.

12.Encerramento:
Glosa: Por fim, o Presidente da ACCL, José Francisco de Melo Neto, agradeceu pela presença e participação de todos (a) e da relevância da ACCL para a região. Em seguida, houve um jantar no Restaurante de D. Tita, na cidade de Colônia Leopoldina.

Em suma, a II Sessão Ordinária da ACCL transcorreu tranquilamente, cabendo um destaque para a aprovação de encaminhamento, aprovado pela Plenária da Sessão, que se refere à elaboração e organização de documentação específica para a captação de recursos ao fomento de práticas culturais a ser sistematizada por consulta e orientação do Acadêmico Antônio Buarque Filho.

Fonte: https://www.facebook.com/silvio.cesar.1042

Fotos enviada via whatsapp