Início » Notícias » NOSSA SENHORA DO CARMO RETORNA A MATRIZ DE COLÔNIA LEOPOLDINA-AL APÓS RESTAURAÇÃO.

NOSSA SENHORA DO CARMO RETORNA A MATRIZ DE COLÔNIA LEOPOLDINA-AL APÓS RESTAURAÇÃO.

Neste dia 03 de julho de 2016, com grande alegria a Virgem do Carmo adentrou a cidade de Colônia Leopoldina acompanhada por uma multidão.  A carreata que saiu da Destilaria Porto Alegre até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.

 A Imagem de Nossa Senhora do Carmo foi encaminhada para Restauração, onde através de cuidados especiais pode ser preparada para a sua festa, encerrando desse modo de forma grandiosa as comemorações alusivas aos 160 Anos de Devoção a Virgem do Carmo, que foi iniciado em 08 de agosto de 2014.

 De origem portuguesa, a Imagem foi trazida para a cidade no dia 28 de agosto de 1854 por intermédio do Arcebispo de Olinda, Dom Frei João da Purificação Marques Perdigão. Passando sua festa a ser comemorada no dia 16 de julho conforme o calendário litúrgico.

 O artista responsável pela restauração foi o Deodorense Jorge Miguel Lopes Carnaúba, que atualmente reside em Maceió-AL.

 O processo de restauro durou cerca de dois meses e com a utilização de técnicas  antigas, foi possível manter as características e o estilo da imagem. O restauro foi feito com douramento em ouro, com bolo armênio e cola de pele de coelho, pintura com tintas a base d’água e outros materiais utilizados na época da confecção da imagem. É válido lembrar que a mesma não mais possuía sua pintura original, sendo a nova policromia baseada na camada mais antiga.

 Por fim, relembrarmos ainda, os 93 anos do término da construção da Igreja Matriz ocorrido em 08 de setembro de 1923 e celebrado por 12 dias contínuos. Sendo significativas durante a cerimônia as seguintes palavras, que enfatizam a devoção dos leopoldinenses: “São as esperanças íntimas de todos os cristãos, que com admirável  solicitude, em grande número frequentam este santuário da excelsa Virgem do Carmelo”.

 Matéria por: Sérgio Luís.

 Fotos: Emerson Ângelo e cortesia do artista.