Início » Notícias » Por quais matérias iniciar a preparação para concursos?

Por quais matérias iniciar a preparação para concursos?

Dar início à preparação para concursos públicos não é uma tarefa fácil. Isso porque muitas dúvidas surgem na cabeça dos candidatos. Por onde começar? Quais matérias devo estudar? Que área quero seguir? OGabaritando mostra hoje o que fazer quando ainda não há uma definição clara da carreira que o concurseiro quer disputar.

Quando falamos sobre os passos até a aprovação, nós apontamos a definição da área como ponto de partida. Mas nem sempre os candidatos conseguem definir de imediato a atividade que querem seguir. Então o que fazer? Por onde começar?

Os especialistas são unânimes nesse sentido. De acordo com eles, quando o candidato não definiu uma carreira, o melhor é optar por disciplinas genéricas, que estarão presentes nos mais diversos concursos. São as chamadas disciplinas básicas.

E quais são essas disciplinas?

Podemos listar aqui português, raciocínio lógico, informática, direito administrativo, direito constitucional e administração pública. Em regra, essas matérias estão presentes em quase todos os concursos de nível médio e em muitos de nível superior.

Se você estuda essas disciplinas antes da publicação de editais, ficará muito mais fácil se dedicar às especificidades do certame. As bancas devem divulgar os editais com, no mínimo, 45 dias de antecedência das provas. E é isso que elas fazem. Então, estudar todo o conteúdo após a publicação será mais desgastante e pode não ser tão produtivo.

E onde encontrar material de estudo?

Alguns cursos presenciais oferecem o chamado preparatório básico para concursos. Eu confesso que já fiz e que gostei. Muita gente não está acostumada a matérias como direito administrativo ou constitucional. Então, é melhor procurar alguém especializado para auxiliar nesta tarefa. Mas cursos online também oferecem esses pacotes.

Bom estudo!

Fonte: Gazetaweb.com