Início » Notícias » Pré-matrículas para alunos da rede estadual têm início nesta terça-feira

Pré-matrículas para alunos da rede estadual têm início nesta terça-feira

Primeira etapa ocorre de 12 a 17 de janeiro apenas no site

O site para a efetivação da pré-matrícula de alunos novatos da rede pública estadual começa a funcionar a partir das 13h desta terça-feira, dia 12. No site Matrícula On Line, haverá uma explicação de como efetuar o procedimento e a lista de unidades de ensino que ofertam vagas para esta etapa.

Esta primeira etapa da pré-matrícula ocorre de 12 a 17 de janeiro apenas no site. Caso o candidato possua dúvidas, ele pode buscar esclarecimentos nas sedes das Gerências Regionais de Educação (Geres) como também apoio para a efetivação da matrícula na escola estadual mais próxima.

“O candidato ou seu responsável entra no site, preenchem um cadastro básico de informações, informa a série desejada e aponta de três a cinco escolas onde deseje estudar. Se o candidato à vaga for um aluno com deficiência, é preciso que isto seja informado no ato do cadastro e que, no dia da confirmação da matrícula, seja apresentado laudo comprobatório da deficiência”, explica Emília Caldas, supervisora de Documentação e Vida Escolar da Seduc.

Procedimento

O procedimento vai ofertar vagas para o 1º e 6º anos do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; 1º ano do Ensino Médio Integral e 1º ano de Ensino Médio Profissionalizante Integrado (para as escolas de ensino integral). Já para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade Ensino Fundamental, serão oferecidas vagas para o 1º e 5º períodos diurno e 1º e 6º períodos noturno para candidatos com idade mínima de 15 anos, enquanto EJA Médio disponibiliza vagas para o 1º período com candidatos com idade mínima de 18 anos.

Após efetuar a pré-matrícula, o interessado deve retornar ao site no período de 23 a 27 de janeiro para conhecer a escola para a qual foi selecionado, assim como o local e data de confirmação da matrícula.

A confirmação da matrícula acontece presencialmente na escola no período de 28 de janeiro a 02 de fevereiro. Caso o candidato não compareça à escola neste período, perderá automaticamente a sua vaga, que será destinada à comunidade.

Na ocasião, o candidato ou seu responsável legal deverão apresentar a seguinte documentação: Certidão de Nascimento/Casamento ou RG, CPF do candidato; histórico escolar ou declaração de conclusão/transferência original da última escola onde o aluno estudou emitida em um prazo máximo de 30 dias; original e CPF do responsável legal (caso o candidato seja menor de 18 anos); laudo comprobatório de deficiências (se necessário); original e cópia do comprovante de residência atualizado; uma foto 3×4; carteira de vacinação atualizada (alunos de 1º ao 5º ano); parecer descritivo sobre desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo ( para alunos do 5º ano); original e cópia do cartão do Bolsa Família caso o candidato seja beneficiário); original e cópia do cartão do SUS e assinatura de declaração de ciência do cumprimento do horário de escola de ensino integral pelo estudante ou responsável.

Outras séries

Para as séries que não constam na pré-matrícula, a vaga deve ser garantida na escola pretendida no período de 18 a 22 de janeiro. Para as unidades de ensino que ainda se encontram em aulas e concluirão o ano letivo 2015 até o dia 29 de fevereiro, a matrícula deve ser feito em até dez dias após o fim do ano letivo. Para os alunos que já estudam na escola, a renovação deve ser feita até cinco dias após o término do ano letivo.

Tempo integral

A novidade da matrícula 2016 será a presença de 13 unidades que oferecerão ensino médio integral integrado. Em Maceió, oferecem esta modalidade as escolas estaduais Rodriguez de Melo (Ponta Grossa), Geraldo Melo (Conjunto Graciliano Ramos) e Marcos Antônio (Benedito Bentes).

No interior, ofertam o ensino médio integral as escolas estaduais Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca), José Aprígio Brandão Vilela (Teotônio Vilela), Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios), Joaquim Diegues (Viçosa), Laura Chagas (Santana do Ipanema), Carlos  Gomes de Barros (União dos Palmares), Lucilo José Ribeiro (São José da Tapera), Ernani Méro (Penedo), Maria Antônia de Oliveira (Matriz de Camaragibe), Watson Clementino de Gusmão (Delmiro Gouveia) e Francisco Leão (Rio Largo).

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=2216