Início » Notícias » Séries da Netflix que podem te ajudar no Enem

Séries da Netflix que podem te ajudar no Enem

black-mirror-1

Queridinhas da cultura pop, as séries de televisão costumam fazer parte da rotina dos millennials. Nacionais ou estrangeiras, elas traçam histórias que podem durar anos, nos ajudando a entender contextos históricos, criar embasamento para produções textuais e até mesmo abrir a mente para temáticas da sociedade.

Por que, então, não somar a diversão de desopilar assistindo a uma série com as responsabilidades de criar embasamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Na era da Netflix, os professores garantem que é possível sim aprender com o mainstream. “Na série Grey’s Anatomy, a médica Miranda Bailey, na 14ª temporada, ensina ao filho de 13 anos, negro, como se comportar numa abordagem policial, o que pode ser relacionado à morte de pessoas negras no Rio de Janeiro em abordagem da polícia ou do exército”, lembra o professor de redação Diogo Xavier.

Com a ajuda de Xavier e do professor de filosofia e sociologia Salviano Feitoza, listamos séries que podem te ajudar a descansar, pensar em ética e ainda assim enriquecer a mente. Confira:

Grey’s Anatomy

Disponível na Netflix, a série conta a história da rotina em um hospital da cidade de Seattle. Ela tem 15 temporadas recheadas de drama e reviravoltas, mas também com uma grande carga emocional e de problematizações importantes para linkar a cultura norte-americana com os costumes brasileiros. Nela, é possível estudar até mesmo a ética.

Black Mirror

A série criada pelo canal britânico Channel 4 e coordenada pela Netflix desde 2016 e traz uma sequência de dilemas envolvendo a tecnologia e ética. Os diversos impactos das tecnologias idealizadas em cada episódio podem ter links com a “vida real” e servir como argumentação e também como questionamento para dilemas pessoais dos candidatos. A previsão é de que um livro da série seja lançado entre 2019 e 2020. O criador da produção televisiva, Charlie Brooker, será responsável pela edição das produções.

Cara gente branca

“Dear White People” é uma série norte-americana realizada após o sucesso de um filme homônimo. Pontos como colorismo, solidão da mulher negra e até mesmo racismo sofrido por outras etnias são abordados na produção, que se passa majoritariamente dentro de uma universidade. A série é um interessante ponto para pensar em temáticas relacionadas à raça na sociedade moderna.

Os 13 porquês

Por narrar de forma detalhada um suicídio, a série “13 Reasons Why” (os 13 porquês) causou polêmica na internet. Apesar disso, ela pode servir de base para falar sobre dois assuntos de importante discussão para a sociedade. “A série que explana a necessidade de prevenção ao suicídio, bem como a cultura do estupro, já que a protagonista enfrenta o descrédito e a culpabilização após sofrer abuso sexual”, afirma o professor Diogo Xavier.