Início » Notícias » Tarifa de energia em Alagoas deve subir antes de privatização da Eletrobras

Tarifa de energia em Alagoas deve subir antes de privatização da Eletrobras

contadeluz

Trabalhadores da distribuidora no estado reagem à proposta, apontando que venda vai prejudicar serviços

A Eletrobras Alagoas deve ser entregue à iniciativa privada por meio do plano de concessões que o governo Temer prepara para realizar até o final deste ano. Nesta sexta-feira (15), o jornal Estadão revela que as distribuidoras que serão leiloadas devem aumentar a conta de luz dos clientes até o mês de novembro.

Pelo critério que está sendo analisado e elaborado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, as empresas vencedores serão as que oferecerem desconto maior sobre esses reajustes.

Não há data certa para que os leilões sejam realizados, mas o governo conta com o dinheiro resultante das privatizações para fechar as contas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor, recomenda que as seis distribuidoras sejam licitadas pela menor tarifa, mas o governo espera que, pelo menos, algumas delas rendam recursos para reforçar o caixa.

O critério do leilão de cada uma das companhias deve ser decidido no fim do mês. Diante do anúncio e da projeção de privatização, funcionários da distribuidora em Alagoas reagem à proposta, apontando que “essa atitude provoca a precarização dos servidores, ao mesmo tempo em que vai afetar a qualidade do serviço que é ofertado no estado”.

A Gazetaweb entrou em contato com a Eletrobras Alagoas e foi informada que o reajuste da tarifa depende da Aneel, que até o momento não se posicionou sobre o assunto.

FONTE: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/09/tarifa-de-energia-em-alagoas-deve-subir-antes-de-privatizacao-da-eletrobras_40533.php