Início » Notícias » Os trabalhadores dos Correios em Alagoas devem paralisar as atividades hoje

Os trabalhadores dos Correios em Alagoas devem paralisar as atividades hoje

Correio

Os trabalhadores dos Correios em Alagoas devem paralisar as atividades por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira, 14, quando acontece assembleia geral da categoria para decidir sobre indicativo de greve.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Similares (Fentect), 25 estados – incluindo Alagoas – já decidiram pela paralisação, marcada para ter início às 22 horas desta quarta.

“Vale ressaltar que, em algumas unidades onde não há jornada de trabalho no período noturno, a greve terá início a partir da 00 hora do dia 15 de setembro”, informou a federação, em nota. “A paralisação já está marcada, caso a empresa não negocie melhorias para a categoria ecetista”, ressaltou.

Segundo a Fentect, a rejeição das proposições da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) é resultado das fortes mobilizações do Comando de Negociação e todos os trabalhadores nas bases, “que prezam por uma empresa pública, de qualidade, além dos empregos e salários”.

“É a prova de que as representações e os ecetistas não são a favor do retrocesso que a empresa está tentando implementar”, denuncia a entidade.

A Fentect informou ainda que a categoria em Alagoas já rejeitou a proposta da ECT – que prevê, entre outras coisas, reajuste salarial de 6,74% e redução do vale alimentação de 26 para 23 (para quem trabalha cinco dias por semana), e de 30 para 27, para quem trabalha seis dias.

Segundo a federação, em relação às cláusulas sociais, a empresa optou pela reedição do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/16, recuando nos ataques apresentados anteriormente. “O entrave é a não apresentação da cláusula referente ao plano de saúde, pois a ECT informou que a comissão paritária deverá apresentar em 180 dias estudos atuariais e de custeio”, ressalta.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=294120